Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

sábado, 12 de março de 2011

Uma noiva para Isaque – Uma noiva para Cristo



O relato da busca de uma esposa para Isaque é rico de ensinamento para todos.


Abraão, já idoso, encarrega o servo mais antigo de sua casa com instruções precisas para buscar uma esposa para seu filho. E sob juramento seu servo se comprometeu, conforme palavras de Abraão: “que não tomarás esposa para meu filho das filhas dos cananeus, entre os quais habito; mas irás à minha parentela e daí tomarás esposa para Isaque, meu filho”.


Duas exigências deveriam ser cumpridas: a mulher não poderia ser cananéia; e deveria pertencer à sua parentela.


O servo, então, separou dez camelos e empreendeu a longa viagem. E em resposta à sua oração, Deus apresentou Rebeca que seria esposa do filho de seu senhor, Isaque.

 

Vejo uma linda figura da Igreja que é o conjunto dos remidos pelo sangue do Senhor Jesus. Projetada na eternidade por Deus, guardada como um mistério e revelada somente em Atos dos Apóstolos.

 

O servo de Abraão é símbolo do Espírito Santo enviado pelo Pai a fim de conquistar uma esposa para o “Isaque celestial”, o Senhor Jesus Cristo.

Em Rebeca vejo as qualidades de uma esposa pronta para servir. Quando o servo pediu um pouco de água para si, ela se prontificou a dar de beber também aos camelos. E seu trabalho foi extenuante, pois não foi fácil dar água para dez camelos sedentos. Demonstra, assim, ser uma pessoa generosa, desinteressada e de caráter elevadíssimo.

A Igreja, a noiva do Senhor Jesus, deve servir com prazer e dedicação, com as qualidades semelhantes às de Rebeca, fornecendo água espiritual em abundância aos que tem sede da Palavra de Deus.

A missão do servo de Abraão foi coroada de êxito. Sentiu a direção de Deus em resposta à sua oração, e finalmente abriu os tesouros que trouxera para entregá-los à Rebeca.

E em sua viagem de volta, lemos o seguinte: “Saíra Isaque a meditar no campo, ao cair da tarde; erguendo os olhos, viu, e eis que vinham camelos. Também Rebeca levantou os olhos, e, vendo a Isaque, apeou do camelo, e perguntou ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? É o meu senhor, respondeu. Então, tomou ela o véu e se cobriu. O servo contou a Isaque todas as coisas que havia feito. Isaque conduziu-a até à tenda de Sara, mãe dele, e tomou a Rebeca, e esta lhe foi por mulher. Ele a amou”.

Esse memorável encontro leva-me a pensar na volta do Senhor Jesus para buscar sua noiva, a Igreja. Será um encontro sem precedentes, quando veremos a face do noivo com suas mãos estendidas para nos abraçar. E estaremos para sempre com o Senhor.

 

Por fim, um detalhe precioso: dos patriarcas, Isaque é o único que amou somente uma mulher. Não teve outras esposas.

Assim se dá com nosso Salvador, pois seu amor pela igreja é único e sem par.

“Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados”

Como é precioso ser amado pelo Senhor Jesus e fazer parte de sua Igreja, a noiva que será apresentada naquele grandioso dia.

Eu já faço parte dela. E você?

Ao Salvador toda a glória.


Orlando Arraz Maz


Referências: Gênesis 24 e Apoc.1:5








































3 comentários:

TON 2011 disse...

Apreciei bastante o comentário - muito bom! Grato, abraço

Unknown disse...

Parabéns pelo texto.
Realmente foi o único dos patriarcas a ter uma esposa.
Deus continue a lhe abençoar.
http://ciencia-religiao.blogspot.com/

Viviana disse...

Olá, meu querido Irmão Orlando

Meu Irmão brasileiro...

Que inspirativo e belo este seu texto.
Gostei muito.
Acho que a comparação está perfeita.
Sem dúvida que é a maior benção possível fazermos parte do corpo de Cristo - a sua Igreja.
A Noiva.

Está lindo o seu blogue.
O meu saudoso pai, um santo e fiel homem de Deus, no culto doméstico citava muitas vezes esse precioso versículo.

Obrigada por a sua simpática visita ao meu cantinho e pelas palavras gentís que deixou.

Para o estimado Irmão, para a sua linda família e para a sua amada Igreja, desejo bençãos sem fim dos cèus.

Um grande a fraterno abraço

viviana