Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CANTINHO DA BIOGRAFIA


Richard Dawson Jones
(Senhor Ricardo)



CONCLUSÃO





Sua partida para o Brasil



Partiram para o Brasil em 14 de novembro de 1925, e no mesmo navio viajaram também em sua primeira visita ao Brasil os missionários Frederico Smith e Eduardo Hollywell.


Ao chegarem ao Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1925, o Sr Ricardo e Da. Maria Helena foram acolhidos pelo irmão Percy Ellis e esposa, que não haviam conhecido previamente, mas que lhes hospedaram no seu próprio lar durante um mês. Depois alugaram um quarto para si e mais tarde ficaram na casa de uma família cristã enquanto esta foi viajar.



Cidades onde estabeleceu seu ministério

Depois de uns 9 meses no Rio a família voltou e o casal achou que já conhecia o idioma português o suficiente para começar a trabalhar por conta própria em outro lugar. Julgaram que deveriam ir para algum lugar onde não houvesse qualquer trabalho evangélico. Examinando o mapa do Brasil viram a cidade de Uberaba, e pela sua posição no interior julgaram que fosse um bom lugar para começar. Como ninguém soubesse muito acerca dessa localidade, depois de orar eles indagaram da Sociedade Bíblica do Brasil se podiam informar algo a respeito dessa cidade. A pessoa com quem falaram lhes disse: "Pelo que podemos ver pelos registros, não deve haver qualquer trabalho ali – faz anos que não temos qualquer pedido de Bíblia dali!" E foi assim que decidiram ir para Uberaba.

Uberaba – 1926-1942

Naqueles dias a viagem do Rio até Uberaba só era possível de trem, via São Paulo, e era uma viagem longa e cansativa. A viagem durou quase dois dias e não conheciam ninguém – nem em São Paulo nem em Uberaba.

Em Uberaba, inicialmente foram se hospedar num hotel barato. No dia seguinte à chegada, já se dispunham a pregar ao ar livre, mas foram primeiro ao delegado de polícia para ver se seria necessária qualquer autorização oficial. Este lhes perguntou o que iriam pregar e qual era a sua religião, em resposta o sr. Ricardo abriu sua Bíblia em Mateus 5 e leu parte do Sermão da Montanha. Quando terminou, o delegado disse: "Se é isso que vocês vão pregar, esta cidade precisa disso – é uma verdadeira Babilônia!". Mas, só para ter certeza, precisava consultar as autoridades em Belo Horizonte, e pediu-lhes que voltassem no próximo dia.

Mais tarde, naquele mesmo dia, estavam sentados num banco numa praça da cidade e uma senhora sentou-se ao lado deles e começou a conversar. Quando ouviu que eram missionários evangélicos, ela disse: "Esta cidade é muito religiosa!". Mais tarde, pela experiência, descobriram que ambas as afirmações eram verdadeiras.

No dia seguinte voltaram ao delegado, e este lhes comunicou que havia recebido uma resposta positiva de Belo Horizonte – eles poderiam ter suas reuniões, contanto que não se envolvessem de qualquer maneira com política, o que logicamente eles não tencionavam fazer. No mesmo dia, à noite, fizeram a sua primeira reunião ao ar livre numa praça, só os dois. Começaram a cantar e, como ambos tinham boas vozes, atraíram um grupo de pessoas, a quem foi pregada a primeira mensagem do Evangelho. Eles notaram que havia soldados posicionados nos quatro cantos da praça! Evidentemente o delegado não queria qualquer problema ou talvez os soldados estavam ali para proteger esses estrangeiros. E foi assim que tudo começou!

Desde aquele dia, em 1926, o Evangelho foi pregado fielmente em Uberaba e mais tarde em cidades e aldeias circunvizinhas, várias igrejas se formaram e o Sr. Ricardo se dedicou à consolidação delas nas Escrituras pois, mais do que evangelista, era mestre na Palavra de Deus.

Piracicaba – 1942-1947

Em 1942 mudaram-se para Piracicaba, onde já havia uma pequena congregação carente de ensino, e também para a educação escolar dos seus filhos. Desenvolveram o trabalho naquela cidade e em várias localidades vizinhas, com o resultado da formação de várias congregações.

São Paulo – 1947-1957

Em 1947 foram requisitados a se mudarem para São Paulo, pois o irmão Eduardo Hollywell, que dera início e ministrava em Vila Clementino, estava seriamente enfermo e desejava voltar à sua pátria. Ali o sr. Ricardo serviu durante dez anos como um dos membros da direção da igreja de Vila Clementino, ensinador e conferencista em outras igrejas de São Paulo e do interior, e ampliou seu trabalho publicado.

Piracicaba – 1957-1987

Em 1957 voltaram para Piracicaba, que novamente estava muito carente de ensino, enquanto as igrejas da cidade São Paulo já estavam amadurecidas. Em Piracicaba permaneceram até a sua morte. O Sr Ricardo, ainda lúcido aos 92 anos de idade, havia ministrado o estudo bíblico na igreja na quarta feira à noite, e poucas horas depois sofreu um infarto e foi levado ao hospital. Na manhã seguinte, na presença de alguns irmãos, inclusive do saudoso Luiz Soares, deu seu último testemunho e alegremente declarou que agora ia ter a oportunidade de encontrar o seu amado Salvador e assim expirou. O sepultamento do Sr Ricardo foi um dos mais concorridos em Piracicaba, surpreendendo até a guarda rodoviária na estrada de São Paulo, de onde até surgiram anedotas.

Outras contribuições para a Obra: Além de ser muito procurado para a ministração e ensino em várias outras cidades do Estado de São Paulo, aceitou a responsabilidade de fornecer notas para uma revista usada no ensino da Escola Dominical em muitas igrejas do país, impressa e publicada por irmãos no Rio de Janeiro, editou a revista “O Gladiador” em São Paulo durante a sua estada nessa cidade, traduziu e administrou as publicações da Escola Bíblica Emaús, originadas nos Estados Unidos, contribuiu com artigos para as revistas “A Senda do Cristão” e “Vigiai e Orai”. Não teve tempo de escrever um livro, mas em seus últimos anos escreveu livretos contendo estudos em todas as Epístolas, com exceção de Romanos, publicados por Edições Cristãs em Ourinhos. Alguns dos seus artigos e estudos encontram-se no site www.fatosbiblicos.info.

As informações contidas nesta preciosa biografia
foram fornecidas por seu filho R.David Jones,
a quem fica nosso agradecimento.