Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

quinta-feira, 23 de junho de 2011

FIDELIDADE - A MARCA DO CRISTÃO

Também três dos trinta cabeças desceram e, no tempo da sega, foram ter com Davi, à caverna de Adulão; e uma tropa de filisteus se acampara no vale dos Refains. Davi estava na fortaleza, e a guarnição dos filisteus, em Belém. Suspirou Davi e disse: Quem me dera beber água do poço que está junto à porta de Belém! Então, aqueles três valentes romperam pelo acampamento dos filisteus, e tiraram água do poço junto à porta de Belém, e tomaram-na, e a levaram a Davi; ele não a quis beber, porém a derramou como libação ao Senhor. E disse: Longe de mim, ó Senhor, fazer tal coisa; beberia eu o sangue dos homens que lá foram com perigo de sua vida? De maneira que não a quis beber. São estas as coisas que fizeram os três valentes.(II Sam.23:13 a 17)

Várias lições podem ser extraídas deste texto.

Davi se encontrava perto do poço de Belém onde lembranças de sua juventude afloraram em sua mente. Quantas vezes, talvez, tirou água para dar de beber ao rebanho de seu pai. E nesse dia, refugiado na caverna de Adulão, manifestou seu desejo de beber água daquele poço. Alguns dos valentes que estavam com ele ouviram sua pretensão e foram até Belém, onde tiraram água e a levaram para Davi beber.

Tais homens foram buscar água de forma voluntária, por certo movidos por devoção a Davi. Venceram obstáculos, e arriscaram suas vidas passando pela área ocupada pelos filisteus. Demonstraram coragem, lealdade, firmeza e sacrifício.

Quantas vezes as dificuldades nos vem como verdadeiras inimigas, e juntas nos amedrontam, e lamentavelmente sucumbimos.

Na caminhada cristã Jesus aprecia soldados revestidos de coragem, que enfrentem as ciladas dos inimigos, e que se mantenham leais a Ele.

Quando Davi tornou-se rei de Israel, lembrou-se daqueles homens destemidos, e os convidou para reinar com ele.

Jesus Cristo, nosso Rei, também recompensará aqueles que um dia passaram a segui-lo, que venceram tantas dificuldades, e foram fiéis até a morte.

Os valentes de Davi se espelhavam em sua lealdade e em seu amor a Deus.

Que possamos nos espelhar no amor do Senhor Jesus, que não somente foi leal para com todos, mas que deu sua vida em sacrifício na cruz do calvário.

Ele recompensará a cada um em seu reino: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.

“Sempre vencendo, muito vitorioso,
Cristo Jesus, o Senhor!
Reis e vassalos, servos e chefes
Querem também seu favor.
Senhor, desejo e te imploro Que me permitas lutar
Sempre ao teu lado, invencível, Até meus dias findar!”
(Hino nº 49 do Hinário Novo Cântico)

Orlando Arraz Maz