Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

QUEM TENHO Ó DEUS NO CÉU, AÍ?



A linda origem deste hino: 

"Quem tenho, ó Deus, no céu aí, senão a ti, somente a ti?
E mais ninguém adoro aqui, além de ti, somente a ti.
A rocha deste coração és tu, Senhor e meu quinhão.
Com teu olhar guiar-me-as, e em glória me receberás."

Há decisões na vida cristã que devem ser tomadas com muita firmeza e oração. O salmista do Antigo Concerto, ao contemplar a prosperidade material dos ímpios e a facilidade com que eles gozavam os prazeres terrenos, chegou a ser levado pelo pensamento de que se estaria esforçando debalde para manter a sua santidade. Chegou mesmo a ficar perturbado, procurando por si mesmo, compreender a razão de tudo isso.

Até que, entrando no santuário do Senhor, pode entender o fim deles! " Todavia estou de continuo contigo; Tu me seguraste pela minha mão direita!"

Eis como ele se expressou na exclamação do versículo acima: "Quem tenho eu no céu senão a Ti? E na terra não há quem eu deseje além de Ti".

Essa foi, também, a decisão tomada por um servo de Deus, depois de muita luta por longos anos. Trata-se de Sr. Watchman Nee (1903-1972),  largamente conhecido no meio cristão.

Certa vez, quando ainda jovem, Nee estava lendo as Escrituras e, quando chegou aquele versículo, essas palavras tocaram profundamente o seu coração porque, justamente ele, não podia dizer o mesmo.

Ele gostava de uma menina não cristã de nome Charity Chang.

Ele a conhecia  desde  a infância e encontravam-se frequentemente; os pais de ambos eram bons amigos. 

Nee a amava profundamente. Quando converteu-se a Deus e foi salvo por Cristo, ele desejou profundamente que sua amada fosse também salva.

Envidou todos os esforços no sentido de persuadi-la a confiar no Senhor Jesus, mas de uma maneira estranha a jovem podia ouvi-lo falar sobre qualquer outra coisa, menos sobre Jesus. Toda a vez que ele falava do Senhor, a resposta que recebia não passava de um simples sorriso!

O que o Sr. Nee conta, depois, é algo dramático:

" Eu sentia que meu coração estava tão apaixonado por ela que havia uma luta entre meu Senhor e eu. E não podia abandoná-la. Ela era importante demais para mim".

E, quando o Senhor lhe falava ao coração, ele chegou a dizer: "Senhor, por favor, não trate desse assunto comigo ". Chegou a sugerir a Deus que lhe deixasse ir pregar o Evangelho em outras partes e fazer outras coisas para servi-Lo, contanto que não tocasse mais no seu amor, nem mencionasse mais o problema de abandonar a amada.

Mas o Senhor queria uma decisão mais firme de sua parte; queria que ele a renunciasse e O servisse em primeiro lugar. Por causa desta luta, Nee perdeu interesse pelos estudos e quase não podia mais orar! Contudo, buscava ainda o Senhor e a plenitude do Seu Espírito, mas não ousava exclamar como o salmista: "Na terra não há quem eu deseje além de Ti. "

Certo dia, devido à obra do Espírito Santo nele, o Sr. Nee teve que se render ao amor de Cristo, pois é um amor tão forte que ultrapassa a todo e qualquer amor humano.

Finalmente confessou diante do Senhor, dizendo; "Senhor, agora estou pronto a renunciá-la.

Depois de dizer adeus ao seu amor terreno, ele foi movido pelo amor de Cristo e escreveu um lindo hino, com dez estrofes, intitulado: "Quem pode calcular?", cuja primeira estrofe diz assim: "Quem pode calcular / De Deus tão grande amor? / Pois Sua graça transbordou / Em mim, um pecador".

A sexta estrofe diz assim: "Senhor da graça és Tu ,Consolo tenho em Ti, Não tenho outro que me apraz  No céu além e aqui".

Ele relembra a ocasião em que escreveu este hino, dizendo: "Naquele  dia tirei meu casaco bonito, vesti  um bem simples. Fui para a cozinha e  preparei um pouco de cola, depois saí pelas ruas com alguns folhetos evangelisticos e colei-os, um a um, nas paredes e distribui também às pessoas que passavam". Eis o resultado de uma  forte e firme decisão ao lado de Cristo.

Mas a história não finda aqui. Como Abraão, do passado,  Watchn Nee ofereceu o seu Isaque sobre o altar,e o Senhor graciosamente o devolveu!

Alguns anos mais tarde a Srta. Chi converteu-se a Cristo e foi  salva e tornou-se a esposa de Nee!...

Quando renunciamos às coisas do  mundo e colocamos o Senhor em primeiro lugar, o Senhor nos dá "todas as demais cosas".

Em "Hinos e Cânticos" temos um hino semelhante, cuja letra e música é do saudoso irmão Kenneth Leslie Cox, acima transcrito.

Salmo 73:24-26
Hinos e Cânticos nº 169
 Transcrito de "Histórico dos Hinos" de Edgard de Almeida