Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MEDITAÇÕES NO LIVRO DE RUTE
LONGE DE BELÉM   (2)
 Rute 1:1 a 5

Assinala o Livro de Rute em sua introdução, um fato bem triste: mudança de cidade, fome e finalmente, mortes. Elimeleque, com sua mulher e seus dois filhos, resolve mudar de Belém para Moabe, a fim de fugir da fome e da miséria. Assim, empreendem uma longa viagem, deixando para trás a pequena Belém, seu povo, seus costumes, e o pior, um lugar onde Deus era cultuado como único e verdadeiro.

Esta família trocou Belém por Moabe, a terra do Senhor por uma terra pagã e inimiga; trocou a cidade de Davi e mais tarde do Senhor Jesus, pela terra de Balaque, o adivinho. Quantos contrastes. Sem dúvida, uma decisão irrefletida, dos que não querem ver tais diferenças e seguem seu próprio caminho. Tal foi a decisão de Elimeleque com tristes consequências para toda sua família.

Quantas vezes decisões desse caráter trazem prejuízos, sem conta entre os filhos de Deus, muitos dos quais tomam decisões apressadas sem permitir que Deus se revele favorável ou não. Mudam da cidade onde residem, do emprego, de atividade, e partem para um novo negocio. Um caminho desconhecido à espera de que o Senhor os abençoe. E quando vêm as decepções, culpam tudo e todos, menos a si próprios.

O texto à nossa frente revela as lições de uma decisão contrária à vontade do Senhor. Querendo Elimeleque escapar da fome, encontrou a morte, destino igual o de seus filhos. Ao invés de fartura e sucesso em Moabe, encontraram a dor e a tristeza. Os filhos, talvez jovens ainda, amaram prontamente os costumes de Moabe. E o pai sem a força necessária para instruí-los nos caminhos do Deus de Israel. E quando adultos, casaram-se com mulheres moabitas, resultando um jugo desigual.

Quais as lições que o texto nos fornece, sobretudo quando temos uma família para cuidar? Ou quando nos decidimos em mudanças apressadas ? Ou quando partimos para o desconhecido sem a direção do Senhor, envolvendo nossos entes queridos ?

A vontade de Deus deve ser consultada antes de qualquer mudança e dele receber plena aprovação. Seria conveniente formularmos as seguintes perguntas antes de tomarmos quaisquer iniciativas: "Estou seguro de que esta é a vontade do Senhor ?". "Para onde vou com minha família há discípulos do Senhor Jesus, onde posso me alegrar com eles?". "Continuarei naquela cidade servindo ao Senhor?", honrando o seu Nome ?" ,"Estarei com minha mulher e filhos e com eles vigiando em oração ?". "Deixarei uma lacuna na igreja onde congrego, acarretando algum prejuízo ?".  "Esse prejuízo espiritual não me fará sofrer ?". E tantas outras perguntas poderiam ser formuladas antes de qualquer mudança com influência direta na vida espiritual.

Quantas vezes ouvimos queixas de irmãos queridos no tocante à sua família, ora porque não são convertidos os seus filhos, ora porque não andam nos caminhos do Senhor. Talvez tenham se esquecido que um dia partiram para outra “terra" (negócios, ambições, dinheiro, fama ) e o fruto que colheram foi amargoso e trágico. Ganharam bens terrenos, mas perderam o mais precioso e rico bem - a família.

Praza o Senhor guardar-nos de decisões apressadas, e que busquemos sempre o sinal verde de sua vontade. Que haja em cada um de nós sabedoria em nossas escolhas, resultando em bênçãos maravilhosas. Caso contrario, estaremos longe de “Belém”, a terra do pão, e entristecidos em “Moabe”.

Orlando Arraz Maz