Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

sexta-feira, 1 de junho de 2012

SANSÃO, UM HOMEM FRACO





A história de Sansão está contida em cinco capítulos do livro dos Juízes. Sua força descomunal enche de satisfação crianças, e por que não adultos, também?

A tendência normal é direcionar a atenção tão somente na sua musculatura, e não atentar para a fraqueza do seu caráter, sua obstinação, sua desobediência aos pais, e sua falta de temor a Deus. Além do mais era convencido e arrogante e seu pensamento era voltado somente para mulheres. Era um homem enganador, vingativo e cruel.

Contra vontade de seus pais escolheu uma mulher da cidade de Timna, reduto dos filisteus. No sétimo dia das bodas o pai da moça a entregou para seu companheiro de honra, e Sansão não se casou com ela.

Depois de tanta vingança, ao final de seu governo, passou a coabitar com uma prostituta, e mais tarde apaixonou-se por uma filistia chamada Dalila, que ao descobrir a fonte de sua força o entregou ao seu povo, tendo um fim mergulhado na cegueira.

 Sansão tinha de tudo para ser feliz: um lar que foi abençoado com a presença do Anjo do Senhor dando notícias de seu nascimento, e instruções sobre sua criação.. Mas ele bem cede desejou seguir seu caminho distanciando-se a cada dia das diretrizes deixadas por Deus, o Anjo do Senhor, o Maravilhoso.

Seria melhor concentrarmos nossa atenção nas causas da fraqueza do caráter de Sansão e não na sua força, e salientar o amargo preço que paga uma vida longe da obediência de Deus e dos pais. Conforme alguém comentou com bastante propriedade: o pecado aprisiona, cega e oprime.

Lembremos dos conselhos do sábio Salomão “ Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem. Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas¨ (Proevérbios 3: 1 a 6)

Que assim seja.

Orlando Arraz Maz