Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

sábado, 9 de janeiro de 2016

ENFRENTANDO O ANO NOVO



“Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim?
Dize aos filhos de Israel que marchem.
E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar,
e fende-o, para que os filhos de Israel passem
pelo meio do mar em seco”.(Êxodo 14:14-16)
 

Nestes primeiros dias do ano ainda respiramos ares de festa e de muita alegria. As mensagens recebidas de amigos e familiares têm trazido ânimo, e indicaram o grau de nossa amizade. 

Entretanto, a imagem do desconhecido permanece latente em cada um de nós, e muitas perguntas para as quais não temos respostas vêm à mente, como: será que chegarei ao final do ano, aquele projeto que arquitetei será concluído, todas as pessoas que amo estarão vivas?  E assim, uma infinidade de questionamentos. 

Quase todos os dias do ano iniciante estão diante de nós.  Vivemos como os israelitas recém-resgatados do Egito, os quais desconheciam os planos de Deus. Apenas veem as águas profundas e geladas e nenhuma perspectiva de vida. O desespero é o que resta em cada coração e a morte se apresenta como uma saída.

Mas a ordem para o povo é marchar, e para Moisés é fazer uso da vara de Deus. Confiar mais uma vez, pois a promessa dada por Deus é que faria maravilhas no meio deles:

"Então disse: Eis que eu faço uma aliança; farei diante de todo o teu povo maravilhas que nunca foram feitas em toda a terra, nem em nação alguma" (Êxodo 34:10)

Sem dúvida as apreensões são normais quanto ao futuro, e sendo assim, devemos fixar nosso  olhar para Deus que deseja nos conduzir em segurança pelo mar bravio dos dias deste ano, realizando  perfeitas maravilhas na nossa vida. Os israelitas atravessaram o mar como em terra seca: “Mas os israelitas atravessaram o mar pisando em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda”. (Êxodo 14:29).Depois desta retumbante vitória, uma vez acampados do outro lado do mar, cantaram um hino a Deus, expressando toda a alegria dos seus corações:  

“O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele se tem tornado a minha salvação; é ele o meu Deus, portanto o louvarei; é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei”. (Êxodo 15:2)

Confiemos em Deus frente ao desconhecido, e não permitamos que o medo cresça dentro de nós e cegue os nossos olhos para não vermos as suas maravilhas.

Mesmo que as adversidades venham, que as lágrimas aflorem nossos olhos, o mar que Deus abriu jamais se fechará sobre nós, pois seu amor dura para sempre, e como refúgio seguro é infalível:  

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.  Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares; ainda que as águas rujam e espumem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza”.(Salmos 46:1-3).

Então, 2016 sem medo.

Que assim seja

Orlando Arraz Maz©