Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

sexta-feira, 22 de julho de 2011

MACHADOS QUE FLUTUAM




Pelo relato bíblico parece que Eliseu tinha uma escola de profetas. Todos os alunos estavam animados no aprendizado, mas o espaço para se acomodarem era pequeno. Então resolveram ampliá-lo, e logo se formou um mutirão para cortar lenha, sugestão aprovada pelo profeta. Entretanto, um deles convidou Eliseu para acompanhá-los. E a comitiva partiu à procura de árvores às margens do rio.

Em meio a toda a animação, o que é normal nesse tipo de ajuntamento, ocorreu um imprevisto: o ferro do machado usado por um discípulo se soltou do cabo e mergulhou nas águas do rio. Aflito, gritou pedindo ajuda ao profeta, pois o machado não lhe pertencia. Era emprestado.

De um momento para outro o machado emprestado tornou-se imprestável.

A lição do machado é bem oportuna, como todas as lições extraídas do Livro Sagrado.

Nossa vida é emprestada por Deus, e ao emprestá-la deixou instruções para que seu uso fosse feito de maneira sábia. Mas nossos primeiros pais não souberam usá-la  para a glória de Deus, vindo a desobedecê-lo, e banidos da sua presença tiveram suas vidas mergulhadas nas águas lamacentas do pecado.

O que fazer, então?

O que o incauto discípulo fez? Gritou para o profeta, pois somente ele poderia resolver seu problema. Sabia o lugar onde caíra o machado, mas nada podia fazer. Então, o profeta tomou as providências necessárias: cortou um pedaço de pau, lançou-o na direção onde estava o machado e o milagre aconteceu: o pesado ferro veio à tona contrariando as leis da gravidade. Simplesmente um milagre notável.

Quando o ser humano clamar a Deus lá do fundo do “rio”, na sujeira do pecado, Deus vai apontar a solução: um pedaço de madeira foi cortado e nela foi exposto o corpo do seu Filho, para que todo aquele que nele crer tenha a vida eterna.

 "Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração".(Jer, 29:12,13) 

Somente assim o milagre de uma nova vida ocorrerá tal como o milagre do machado, contrariando as leis da natureza e da lógica: uma nova vida emergida das profundezas do “rio” tornar-se-á útil nas mãos de Deus e um dia entrará nas mansões celestiais. Quer milagre maior?

Leitura bíblica: II Reis 6:1 a 7

Orlando Arraz Maz