Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

sábado, 30 de abril de 2011

UM ABRAÇO GOSTOSO

“Tu me cercas por trás e por diante, e sobre mim pões a mão"
(Salmo 139:5)

Há culturas que desconhecem um abraço apertado. Basta um simples aperto de mão, com certa distância, e pronto.

O brasileiro é diferente, pois gosta de abraçar e ser abraçado. Claro que há os que exageram, e ainda os que se mostram arredios a um abraço. Há algum tempo um comercial de televisão retratava bem o valor de um abraço.

O abraço demonstra o grau de afeição vindo daqueles que nos cercam.

Quando o Senhor Jesus ressuscitou, as mulheres abraçaram seus pés e o adoraram. Que cena emocionante foi aquela. Ainda as marcas estavam nos pés de Jesus, e mesmo assim, elas os abraçaram e beijaram.

O abraço é portador das mais variadas emoções. Quando recebido por ocasião de luto, ele é confortador. Chorar nos braços do amigo e ouvir suas palavras de consolo é qual bálsamo que cura feridas.

E o abraço da vitória? Aquele que é ganho como fruto de um esforço, de uma luta, é deveras gratificante.

Ao receber o abraço da mãe o filho sente-se envolvido, agasalhado, protegido, e seguro, longe de qualquer perigo.

E Deus, na pessoa de seu Amado Filho, também deseja nos abraçar, pois nosso Salvador, como Deus-Homem, sente emoções. E o abraço é o resultado de emoções.

Entretanto, tudo depende de cada um de nós. Se nos mostramos arredios, temerosos, Ele não forçará o seu abraço. Precisamos permitir que Ele nos abrace lançando-nos sobre os seus braços.

Esta foi a experiência do Salmista. Deus, o seu Deus estava tão próximo, cercando o seu caminho, que suas mãos estavam sobre ele. Eram mãos espalmadas, fortes, grandes, abençoadas.

Hoje podemos pensar em termos figurativos no abraço do Pai, quando Nele buscamos refúgio e salvação e encontramos o perdão dos nossos pecados.

Entretanto, naquele dia, com corpos transformados, nos alegraremos como as mulheres na manhã da ressurreição, abraçando e beijando os pés do Salvador amado.

Que sejamos receptivos ao abraço de nossos amigos, mas que em momento algum nos descuidemos do abraço de Jesus, que nos enche de amor, que nos cerca de todos os lados e põe as suas mãos sobre a nossa vida.

Que assim seja.

De Meditações nos Salmos
Orlando Arraz Maz