Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

BOAZ – O AMIGO COMPASSIVO (5)



Como é gostoso ao amanhecer do dia e sentir os raios do sol aos poucos inundando e terra e nos aquecendo. Entretanto, poucos gostam da noite escura e fria.

Após a “noite” das provações, um raio de sol começa a aquecer os corações de Noe­mi e Rute, recém chegadas a Belém. Sem dúvida era a presença de Deus atuando em suas vidas. -"Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam re­tamente" (Salmos 84:1)

Este capítulo nos apresenta um novo personagem chamado Boaz, cujo nome significa “Nele há força”.

Era um parente do falecido Elimeleque, sogro de Rute, a qual, sem nada saber, se dirige ao seu campo a fim de colher espigas entre os demais empregados. Um trabalho cansativo, mas que alegrava seu coração. O que terá atraído Rute a trabalhar naquele campo? Sem dúvida a mão de Deus dirigia seus passos em direção ao campo de Boaz. Ela de nada sabia, mas Deus começara a realizar maravilhas em sua vida. Ela percebeu a graça de Deus no tratamento recebido pelos demais empregados e pelo encarregado dos serviços do campo.


Tais pensamentos levam-me a pensar no pecador que busca alimento na  casa do Senhor, na igreja. Lá encontra um grupo de homens e mulheres dispostos a ajudar. São amáveis, compassivos, dedicados. E todo esse primeiro contato serve para apresentar ao visitante o ilustre “Senhor da Seara”, que é rico e poderoso, disposto a encher de bens os famintos (Lucas 1:53).E quando o Evangelho é exposto para tais pessoas, o Espírito Santo iniciará um trabalho perfeito em suas vidas. Daí, uma enorme responsabilidade no trato com nossos semelhantes, pois antes de conhecerem a Cristo precisam conhecer seus seguidores. Quantos têm chegado aos pés do Salvador pela vida exemplar de outros. Vidas que marcaram outras vidas.

Rute encontrou prazer em servir no campo de Boaz.

Jesus, de quem Boaz é um pálido tipo, veio a este mundo – o vasto campo – buscar e salvar o perdido. Encontrou o homem faminto e deu por ele sua vida na cruz. Por isso Jesus pode dizer: “Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome”(João 6:35).

Exaltemos ao Senhor Jesus porque um dia Ele nos encontrou, mudou a nossa sorte,assim como Rute, e se tornou um amigo fiel e compassivo.

Leitura: Rute 2: 1 a 7

Orlando Arraz Maz