Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

sábado, 1 de agosto de 2020

" MARAVILHAS NO MEIO DE VÓS"


Então Josué disse ao povo:
“Purifiquem-se, pois amanhã o Senhor
fará grandes maravilhas entre vocês!”.(Josué 3:5)



 


O texto em destaque para nossa meditação leva-nos à passagem do rio Jordão. Duas vezes o povo de Israel passou pelas águas: primeiro no mar Vermelho quando fugia do exército de Faraó e depois, nesta ocasião quando da posse da terra de Canaã. Josué era o comandante ordenado por Deus, e por este instruído para cumprir e obedecer a todos os detalhes durante esta travessia. Além do preparo físico o que era algo difícil em virtude das condições atmosféricas, da areia quente do deserto, o cuidado com as mulheres e crianças, o preparo espiritual deveria ser observado e Josué dá a ordem necessária: ““Purifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará grandes maravilhas entre vocês!. Que mensagem encorajadora e repleta de esperança. Sem dúvida, o ânimo entre o povo foi redobrado e os obstáculos se tornaram pequenos.

A arca do conserto deveria ir à frente e o povo atrás, mantendo uma distância aproximada de um quilômetro. Deveriam segui-la pois o caminho lhes era desconhecido. Nenhuma distração no percurso para não perderem de vista os sacerdotes que levavam a arca do Soberano.

Eu e você fazemos a mesma travessia por este mundo, e muitas vezes há obstáculos a serem transpostos, como enfermidades, desgostos, decepções, perdas irreparáveis, carência de recursos, falta de emprego e uma lista enorme de dificuldades. O que fazer, então? Da mesma forma como fez o povo de Israel seguindo a arca, devemos seguir a Jesus, nossa arca espiritual. Ele vai à nossa frente e somente ele conhece o caminho.

Em seguir a Cristo temos uma mensagem de esperança: devemos ter purificado os nossos corações e confiar na sua morte sobre a cruz, onde seu sangue nos lavou dos nossos pecados. Sua promessa não falha e é verdadeira: ”Amanhã farei maravilhas no meio de vós” Para o povo de Israel tais maravilhas consistiam em tomar posse de uma terra que manava leite e mel, longe das agruras do deserto; para todos os que foram purificados, nosso Capitão Jesus nos livra do poder do inimigo, nos garante a vitória, dia a dia faz maravilhas entre nós, e nos leva para o céu.

A arca abriu o caminho pelo deserto, entrou nas águas profundas do rio Jordão e o povo passou sem molhar os pés – um verdadeiro milagre. Na cruz Jesus entrou nas águas profundas de seu sofrimento e morte, teve o seu corpo rasgado, e nos abriu um novo e vivo caminho que nos conduz à vida eterna - um verdadeiro milagre -. “Ele é o caminho, a verdade e a vida, ninguém pode vir ao Pai senão por mim” (João 14:6) palavras de Jesus que nos enchem de profunda alegria e esperança.  Há maravilha melhor?  

Que nossa esperança seja renovada nestes dias de tantas notícias de sofrimento e mortes causadas pela covide 19, olhando para Jesus e seguindo os seus passos como o povo outrora seguia a Arca. Cristo, a nossa Arca fará maravilhas entre nós.

Que assim seja.

Orlando Arraz Maz©