Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

sábado, 9 de abril de 2011

VALE A PENA ESPERAR COM PACIÊNCIA E




















O relato da cura da mulher com hemorragia e a ressurreição da filha de Jairo é apresentado pelos três evangelistas, Mateus, Marcos e Lucas, e todos colocam os dois milagres em uma narrativa só. São dois milagres surpreendentes.

A mulher buscou a cura para si; Jairo para sua filha. A mulher, que no passado era provida de recursos, tornou-se pobre gastando suas posses com   médicos; Jairo, homem de recursos, respeitável e chefe da Sinagoga; a mulher procurou a Jesus de forma secreta; Jairo veio de forma pública, à vista de todos; a mulher tentou furtar a bênção de sua cura e Jairo pediu explicitamente a cura de sua filha.

Sob formas diferentes ambos tiveram seus pedidos atendidos, e saíram portadores das mais ricas bênçãos do Senhor Jesus. A mulher, tocando a orla do manto de Jesus, e Jairo confiando no poder das suas mãos.

Entretanto, uma das grandes lições contidas nestes milagres, é a espera angustiante da parte de Jairo. Ele chegou primeiro onde estava o Senhor Jesus e apresentou seu pedido: “Um homem chamado Jairo, chefe da sinagoga, foi e se jogou aos pés de Jesus, pedindo com muita insistência: – A minha filha está morrendo! Venha comigo e ponha as mãos sobre ela para que sare e viva!”

Um pedido que qualquer pai faria com lágrimas, em pleno desespero. Não sabemos se assim se deu com Jairo, mas, pela narrativa dos evangelistas, sabemos que ele “se jogou aos pés de Jesus pedindo com muita insistência.”

Jesus, então, atendeu seu pedido e começou a caminhar em direção da casa de Jairo, mas essa trajetória foi interrompida pelo toque da mulher com hemorragia em suas vestes. E Jesus pergunta: “Quem tocou nas minhas vestes?”.

E Jairo passa a ouvir todo esse diálogo. Ele estava com pressa, e cada minuto “perdido”, a vida de sua filhinha corria risco. O caso era urgente. A mulher chegou na hora errada. Não sei se ele pensou assim, mas eu teria pensado.

Foi uma longa espera, mesmo que tenha levado cinco minutos. Para Jairo foi uma eternidade, ele tinha pressa.

A espera de Jairo redundou em fortalecimento de sua fé, pois viu mais um milagre de Jesus. A mulher enferma teve sua cura instantânea, seu mal foi extirpado, sua saúde restabelecida e a paz ofertada por Cristo criou raízes em seu coração. E Jairo contemplou todo o poder transformador de Cristo.

Sem dúvida a caminhada até sua casa com a presença de Jesus ao seu lado, foi a mais gratificante de sua vida. Estava certo de que as mãos poderosas de Jesus trariam de volta a vida de sua filha.

Quantas vezes a nossa pressa é prejudicial à nossa fé. Em meio às circunstâncias da vida queremos soluções urgentes, respostas imediatas de nossas orações, a cura de nossas enfermidades num passe de mágica.

Jesus deseja nos mostrar seu poder apresentando-nos lições, ensinando-nos a paciência, levando-nos a “crer somente”.

Esperemos com paciência como nos ensina o salmista e o Senhor Jesus Cristo será fiel em nos atender.

“Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”. (Salmo 40:1)

A Jesus Cristo toda a glória.

Orlando Arraz Maz