Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

sábado, 23 de outubro de 2010

A VALIOSA VIDA DOS MINEIROS

A VALIOSA VIDA DOS MINEIROS

“Nas suas mãos estão as profundezas da terra,
e as alturas dos montes são suas.” Salmo 95:4

Dizem que o resgate dos 33 mineiros na mina de San José no deserto de Atacama, no norte do Chile, alcançou a mais alta sintonia de telespectadores jamais medida em todo o mundo. Durante os meses e anos vindouros, com certeza saberemos de como o grupo sobreviveu em condições desumanas e com quase nada para comer por duas semanas.

Por que todo mundo esteve tão profundamente preocupado em saber desses mineiros? Será que é porque a vida humana é mais valiosa do que qualquer outra coisa? Cada indivíduo é precioso e amado, um reflexo da atitude de Deus para com as suas criaturas.

O Evangelho de Lucas cap. 15 conta de um pastor que deixou 99 ovelhas no curral para ir à procura da ovelha que tomou seu próprio caminho, ao perder-se.
 
Quando os mineiros saíram da cápsula um a um, recebendo os aplausos, beijos e abraços, milhões choraram de alegria. Sobre o macacão verde usavam uma camiseta bege. As autoridades explicaram que o macacão verde foi especialmente concebido para absorver o suor na ascensão desde o interior da mina. No entanto, a camiseta tinha algo especial impresso na manga: havia um logotipo que identificava o projeto do filme “Jesus”. Este é um vídeo traduzido para mais de mil idiomas. Relata a história de Jesus e sua morte na cruz. Salienta também a ressurreição d'Ele.

Como é que esta camiseta foi parar nas vestimentas dos mineiros?

Tudo começou assim que descobriram que os mineiros estavam vivos. Cristian Maureira, diretor da Cruzada Campus para Cristo, conseguiu que a família do mineiro José Henríquez enviasse dois aparelhos de MP3: um com o áudio do filme “Jesus” e outro com a Bíblia em espanhol. De retorno, José mandou uma nota para sua família, que entregaram ao Sr. Maureira e que mais tarde chegou às mãos da CNN. Os sentimentos expressos foram eloqüentes: “Obrigado por esta bênção para mim e para meus companheiros. É proveitoso para a nossa edificação espiritual. Eu estou bem porque Cristo vive em mim. Nós oramos ao meio-dia e às seis da tarde.” Ao terminar a carta, escreveu: “Salmo 95:4”, que textualmente diz: “Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas.”

Poucos dias depois, Maureira recebeu um pedido para enviar camisetas e a Cruzada Campus para Cristo no Chile as proveu a todos os mineiros. Na frente estava escrito: “Obrigado, Senhor” e atrás, “Salmo 95:4”. Ao sair da cápsula José Henrique ajoelhou-se com a Bíblia entre as suas mãos e agradeceu a Deus na presença de todos, dizendo “obrigado, Senhor”. Seu gesto de devoção foi altamente motivador e, provavelmente, milhões de crentes em Cristo disseram: “Amém”. Houve uma massiva alegria que se sentiu no mundo todo pelo desenlace feliz dos mineiros libertados da prisão subterrânea.

Alguns lhe chamaram “um novo amanhecer”, e de fato é. O governo chileno disse que o custo foi de vinte milhões de dólares para resgatar os 33 mineiros. Na verdade, é um preço alto, mas o homem é feito à imagem de Deus e é precioso.

Isto nos leva a pensar num outro resgate feito pelo próprio Deus, ao enviar seu Filho para ser nosso Redentor, e que quer resgatar-nos da nossa “vã maneira de viver”, 1 Pedro 1:18. Custou a Jesus a sua vida, afim de que pudéssemos receber uma nova vida.

Desejamos que os mineiros desfrutem da sua “nova vida”, pois algum dia esta terá de acabar. A nova vida em Cristo não termina nunca, é vida eterna.

Desde aquele lugar, no deserto de Atacama, onde esteve o Acampamento Esperança, recebemos uma boa notícia. A vida humana é preciosa e por isto Deus não queria apenas manter os mineiros vivos, mas também lhes dar a oportunidade de receber uma nova vida em Cristo, recebida através da fé.

Essa vida nos capacita para viver para sempre. Que assim seja!

David A. Jones (San Felipe-Chile)

O autor deste artigo é um missionário canadense,
o mais antigo em exercício no Chile.
A tradução para o portugues  foi feita por José Carrasco Marfan.