Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

quinta-feira, 12 de maio de 2016

O CRISTÃO PREPARADO - CONCLUSÃO





"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo:
É me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, 
batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos
tenho mandado;e eis que eu estou convosco todos
os dias até a consumação dos séculos”. Mat. 28:18-20



Também podemos destacar nossos irmãos que vêm do exterior , sem qualquer conhecimento do idioma e que, algum tempo depois o falam corretamente, usam os verbos certos e as concordâncias corretas.
Entretanto, o exemplo de Timóteo se destaca entre todos os demais, o qual, sem dúvida, era um homem atualizado para sua época. Provavelmente conhecia com profundidade o ensino dos gnósticos, os escritos dos filósofos gregos, podendo combatê-los com o conhecimento da Palavra de Deus que tão bem era manejada por ele.
             "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade".( 2Tm:2:15)
 E ainda, o sábio Salomão,
             "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma" . (Ecl:9:10)
 Portanto, o preparo do obreiro torna-se de fundamental  importância.
 Que tal, a partir de hoje, querido irmão, iniciar um processo de aquisição de conhecimento, a fim de que o seu ministério seja apreciado pelos seus ouvintes e abençoado pelo Senhor?
 Se houver condições, passe a frequentar um curso regular. Se não, estude por correspondência.
 Resumindo, gostaríamos de sugerir algumas medidas práticas que poderão surtir algum efeito imediato:
 1) Leia sempre a Palavra de Deus em voz alta e pausadamente. Dedique pelo menos 30 minutos diariamente, olhando para um espelho, corrigindo sua dicção.
 2) Anote cada palavra que você não conhece num caderno.
 3) Após o treinamento na leitura, procure um dicionário e aprenda a palavra que você não conhecia. Mais tarde, quando você estiver discorrendo sobre o texto, terá condições de explicá-la ao seu auditório.
 4) Procure se atualizar com os fatos à sua volta. Leia boas revistas nessa área. Leia bons livros.
 5) Procure manusear  enciclopédias, onde você descobrirá fatos relevantes em muitas culturas, que servirão para exemplificar sua mensagem.
 Claro que tais medidas não visam a suprir seus conhecimentos na Palavra de Deus, a qual deverá ser sempre estudada. Se frequentar uma Escola Bíblica, melhor ainda, desde que seu intuito seja aprender do Senhor e engrandecê-lo na sua vida, e não a obtenção de um diploma para intitular-se "Ministro", "Licenciado em Assuntos Teológicos" etc.
Desta forma, o IDE do Senhor Jesus, que já em si é maravilhoso, será cumprido com mais destreza e eficiência, bastando, assim, como Salomão nos ensina, a  usar todas as suas forças.

Orlando Arraz Maz