Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

VITÓRIA QUE PERMANECE










Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo;
e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
Quem é o que vence o mundo, senão aquele que
crê que Jesus é o Filho de Deus”? (I João 5:4,5)









Quem não deseja ser vitorioso em áreas importantes da vida? Queremos alcançar vitória nos estudos, no emprego, no casamento, e por aí adiante. A vitória traz um sabor de alegria.

Quando lemos das vitórias dos conquistadores, dos soldados do exército romano, e mais recentes das vitórias de Napoleão, há uma alegria peculiar em cada um, com distribuições de medalhas e honrarias, e promoções sonhadas por muitos.

Ao lermos das inúmeras vitórias registradas na Bíblia, especialmente aquelas onde cidades e todas as suas riquezas eram conquistadas, podemos sentir a euforia na vida dos invasores.

Entretanto, as vitórias são passageiras. O sabor que deixam logo se vai. Outras poderão vir e da mesma forma serão apagadas. Não há vitória humana que permaneça.

O apóstolo João ao escrever sua primeira carta, nos aponta para uma vitória totalmente diferente das que até aqui comentamos: a fé. Ela nos garante vencer o mundo com suas armadilhas e suas tentações. Apresenta-nos conquistas eternas e não temporais ou passageiras, e é característica de todo o que é nascido de Deus. E o apóstolo continua: “Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus”?

Crer é a palavra chave desta vitória que é ofertada por Deus – a fé. Somente os que creem que Jesus é o Filho de Deus são portadores dessa fé vitoriosa. Não basta ter conhecimento dos fatos, crer na história do nascimento de Jesus, sua vida, morte e ressurreição. Crer em Jesus é confiar nele como Salvador, que deu sua vida para nos salvar da perdição eterna, e que perdoa nossos pecados, isentando-nos de qualquer culpa perante Deus.

Quando crermos verdadeiramente em Jesus, nos tornamos vencedores não somente naquele momento, mas, sim, por toda a eternidade.

Que assim seja


Orlando Arraz Maz©