Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

domingo, 20 de junho de 2021

MORTOS QUE PODEM VIVER

 

“Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse:

“Não chore”.  

Depois, aproximou-se e tocou no caixão,

e os que o carregavam pararam. Jesus disse:

“Jovem, eu lhe digo, levante-se” (Lucas 7:13,14)

 

Se um velório em si já é um acontecimento triste, o que dizer de mãe viúva que leva para o túmulo seu único filho? Realmente o sofrimento é indescritível.

Assim, a narrativa de nossa meditação reflete a dor da mãe por suas lágrimas derramadas. Seguia para o cemitério acompanhada de muitas pessoas que manifestavam solidariedade à sua dor. Entretanto tudo vai ser mudado pela presença do Senhor Jesus.

Jesus, aproximando-se da cidade de Cafarnaum, onde curou o servo do centurião, em seguida dirigiu-se à cidade de Naim, cerca de 62 km. Um trajeto longo, que sem dúvida exigiu muitas horas de caminhada. Quando Jesus estava entrando pela porta da cidade, deparou-se com uma multidão que saia em direção ao local de sepultamento. À frente, Jesus viu a mãe chorando e compadeceu-se dela.

Chegou no momento certo. Não foi coincidência deparar-se com o cortejo. Como Deus-Homem conhece as necessidades e as dores de cada um. Assim, não somente viu as lágrimas da mãe, mas viu sua dor no mais profundo do seu coração. Não seguiu indiferente, mas deteve-se diante da mulher: aproximou-se, tocou no caixão e ordenou ao jovem para levantar-se. Daí o espanto de todos e a perplexidade da mãe.

Nossa meditação nos leva a ponderar na compaixão de Jesus, que se aproxima do homem e vê toda sua dor causada pelo pecado, resultando em morte. Ainda hoje Jesus vê o cortejo de homens e mulheres todos mortos e deseja tocá-los para lhes dar vida abundante e eterna. Sua morte na cruz não foi casual, embora executada pelo poder romano, estava nos planos eternos, e ao vir ao mundo Jesus já sabia de sua missão. A Bíblia afirma: “Ele se compadece dos fracos e dos pobres, e os salva da morte” (Salmos 72:13).

Jesus deseja tocar em vidas mortas porque se compadece delas. Ele mesmo diz: “Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10:11)

Voltando ao nosso texto, o filho foi devolvido à sua mãe. “Ele se levantou, sentou-se e começou a conversar, e Jesus o entregou à sua mãe”. (Lucas 7:15). “Todos ficaram cheios de temor e louvavam a Deus. “Um grande profeta se levantou entre nós”, diziam eles. “Deus interveio em favor do seu povo” (Lucas 7:16). Grandiosas verdades nestas palavras, pois Deus interveio em favor dos homens enviando seu Filho único para morrer na cruz, e dar nova vida aos que estão mortos em seus pecados.

Que esta meditação com suas lições possa levar alguém a confessar Jesus como Senhor e Salvador, recebendo o perdão de seus pecados, e sabendo que Jesus é a ressurreição e a vida. Assim, lemos nas Escrituras: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” (João 11:25,26)

Que assim seja.

Orlando Arraz Maz©