Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

sábado, 18 de abril de 2020

CORONAVIRUS X DEPRESSÃO




Então, disse eu: isto é a minha aflição;
mudou-se a destra do Altíssimo.
Recordo os feitos do Senhor,
          pois me lembro das tuas maravilhas da antiguidade.
         Considero também nas tuas obras 
e cogito dos teus prodígios”. (Salmos 77:10-12)


O coronavirus – covid19 – tão pequeno e imperceptível revela-se um verdadeiro gigante capaz de transtornar a vida de países, mudar suas rotinas, e espalhar o medo em toda a parte. As famílias, reclusas em suas casas lançam mão de todos os meios para se resguardarem, e usam as mais diversas fórmulas para sua prevenção.


Entretanto, sua grandiosa força, tem abatido muitas pessoas que são tomadas pelo desespero, e mergulham num estado depressivo, tal o medo que as assolam. Perdem o apetite, o sono, e nada de positivo e bom vem à mente. É nesta hora amarga que a Palavra de Deus é eficaz para restabelecer a calma e a paz tão desejadas.


Nada melhor é conhecer a vida de pessoas, dentre elas o rei Davi, tão conhecido nas páginas da Bíblia, que muitas vezes desceu ao fundo do poço, entrou  em profunda depressão tomado pelo medo, mas que em tempo oportuno olhou para o alto, e lá do fundo viu  uma   luz na escuridão, e agarrou-se a esse fio de esperança -- o seu Deus  -- como uma corda .


E essa luz abençoada encontramos na Bíblia, que por certo existe em cada casa. Talvez por muito tempo fechada, suas páginas emboloradas e amarelecidas. É tempo de procurá-la, espaná-la muito bem, sentar-se numa poltrona confortável e buscar nela a luz que existe na boca desse poço profundo onde muitos se encontram. Sem dúvida será um manancial de bênção, assim como foi na vida de Davi, o escritor destas palavras: “O temor do Senhor é puro, e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas. São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo. (Salmos 19:9,10).


Na Bíblia, entre muitas pessoas atacadas pelo desespero e que foram restauradas à esperança, encontra-se Asafe, membro de uma família de músicos nos tempos bíblicos. Na leitura do salmo 77, parece-nos que algum problema grave o perturbava. Em sua angústia, só conseguia pensar em si mesmo. Apesar de orar incessantemente, reclama que não recebia consolo.[1]  Depois de apresentar sua queixa a Deus é levado a meditar nos seus grandes feitos e em suas obras majestosas: “Então, pensei: “Apelarei para o que há muito realizou a mão direita do Altíssimo” (vers.10). Sem dúvida, saiu do seu estado de depressão ao recordar o que Deus fizera no passado em favor de seu povo.


Assim, Asafe leva-nos à colocar em prática seu aprendizado: recordar o quanto Deus é bom, e quanto ama o ser humano. É ele quem nos dá as bênçãos materiais, como as estações, o ar que respiramos, o sol que nos aquece, a noite, e bênçãos incontáveis que nem passam por nossa cabeça, portanto, esquecidas. É na Palavra de Deus, a Bíblia, onde encontramos todas essas bênçãos. 


Então, em tempo de coronavírus, mais do que nunca, devemos fugir da depressão, abandonar pensamentos pessimistas que nos afogam, e olhar para a misericórdia de Deus qual luz no vale escuro e profundo. Lembrar que suas bênçãos espirituais ultrapassam as materiais e são incontáveis.  Dentre elas, a maior de todas que vibram nas benditas páginas das Escrituras, é: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8).


Por fim, guardemos as lições de Asafe. Deixemos de olhar para nós mesmos com nossos medos e aflições, ou olhar para outros com suas fórmulas milagrosas, mas, sim, olhar para Cristo que nos traz a paz que tanto precisamos.


Que assim seja.


Orlando Arraz Maz©


Comentário Bíblico Popular Antigo Testamento

William MacDonald