Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

sábado, 21 de março de 2015

FIGUEIRAS SEM FRUTOS -







E avistando de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se,
porventura, acharia nela alguma coisa; e chegando a ela,
nada achou senão folhas, porque não era tempo de figos.
E Jesus, falando, disse à figueira:
Nunca mais coma alguém fruto de ti. E seus discípulos ouviram isso.
Ao cair da tarde, saíam da cidade.
Quando passavam na manhã seguinte,
viram que a figueira tinha secado desde as raízes.
(Ev.Marcos 11:13,14,19,20)









Muitos têm criticado a atitude de Jesus em amaldiçoar a figueira porque nela não achara figos. O texto é bastante claro: não era tempo de figos.

Sem dúvida é muita ousadia censurar a atitude de Jesus, pois como Deus entre os homens sabia perfeitamente o que fazia.

Este é o único milagre que Jesus amaldiçoou em vez abençoar, destruir em vez de restaurar. Como criador que é tem este direito soberano para nos ensinar lições espirituais. Assim como salva os pecadores que o recebem como Salvador e Senhor, condena à perdição eterna os que o rejeitam.

O problema da figueira eram suas folhas, uma visão bonita, uma árvore frondosa, onde Jesus contemplou o povo de Israel, coberto de folhas, porém sem frutos, mergulhados na maior incredulidade e desprezo de sua pessoa.

A figueira frondosa também nos fala de uma vida estéril, um cristianismo falso, uma profissão de fé totalmente vazia. Nos aponta para aqueles que demonstram uma espiritualidade quando estão dentro das igrejas, entre os companheiros de fé, e nestes últimos tempos pelas redes sociais, expressando amor pela família, pelos amigos, cuidados com os enfermos e atenciosos aos que pedem orações. São verdadeiras figueiras cobertas das mais lindas folhagens, onde se escondem.

E por falar em folhas, temos o lamentável artificio usado por Adão e Eva no distante jardim. Após pecarem contra Deus descobriram que estavam nus, e coseram folhas de figueira para se cobrirem. (Gênesis 3:7) Para eles tudo estava em perfeita ordem até que Deus providenciou vestes verdadeiras.

Ainda é tempo de trocar as folhas por frutos que Deus e todos os que nos conhecem e convivem conosco desejam saborear. Basta deixarmos que o Espírito Santo com urgência venha adubar nossas vidas, e nos transformar em verdadeiras figueiras produzindo frutos em todas as estações.

Que assim seja


©Orlando Arraz Maz