Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

domingo, 1 de novembro de 2020

A BÍBLIA - O LIVRO IMUTÁVEL

 

 

A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos

 e luz que clareia o meu caminho. (Salmos 119:105)

 

Estamos atravessando tempos difíceis, onde o ser humano cada vez mais se distancia da Palavra de Deus, dando liberdade às suas tendências pecaminosas. Especialmente na área sexual temos assistido cenas que no passado mal se viam, mas que atualmente são vistas à luz do dia. Lamentavelmente, como escreve o apóstolo Paulo, “O deus deste século cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (II Cor.4:4).

Entretanto, no meio desse caos espiritual, surgem “ensinadores”, que para ganharem a simpatia de seus ouvintes, alegam que a Bíblia se tornou arcaica e não mais se aplica aos dias de hoje e que os ensinos deixados pelos apóstolos perderam sua validade. E o pior, seus ouvintes se alegram com suas mensagens porque não querem mudar de comportamento, e assim prosseguem com o erro em seus corações. Tais ensinadores são cegos que procuram guiar outros cegos, e a queda é fatal nas palavras do Senhor Jesus: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois no buraco? "(Lucas 6:39).

Vale a pena recordar as palavras do apóstolo Pedro referindo-se às Escrituras: “Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo” (II Pedro 1:20,21). Portanto, Deus falou aos homens que Ele escolheu para escreverem sua palavra a qual serve para todos os tempos. E na oração sacerdotal de Jesus lemos:” Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:17).

A palavra de Deus, a Bíblia não pode ser mudada nem ajustada para determinadas situações. Sua eficácia é a mesma, ontem, hoje e eternamente como é o próprio Senhor Jesus (Heb. 13:8). A verdade de Deus é imutável. Nela Deus condena o pecado, e não rejeita o mais vil pecador, pois recebe em seus braços todos que se arrependem.

 Portanto, todo comportamento pecaminoso Deus abomina. O que era pecado continua sendo pecado, e nada pode ser mudado. O primeiro casal pecou contra Deus ao desobedecê-lo, e tal atitude os colocou para fora do jardim.

Tais pregadores, muitos ostentando os títulos de pastor, apóstolo ou profeta, deveriam voltar à Palavra de Deus e modificar suas pregações, levando seus ouvintes ao arrependimento verdadeiro, a fim de que a luz do evangelho resplandeça em seus corações, “pois aquele que está em Cristo é nova criatura. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas”. (II Cor.5:17)

Paulo, o apóstolo escrevendo aos cristãos de Corinto, depois de elencar as mais diversas paixões pecaminosas, conclui esclarecendo: “Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus” (I Cor. 6: 9 a 11).O apóstolo não mudou sua mensagem e nem adaptou-a às práticas pecaminosas da cidade de Corinto, mas aplicou-lhes a Palavra de Deus e aqueles cristãos foram transformados.

Que as misericórdias de Deus que não têm fim e que são novas a cada manhã (Lam.3:22,23) alcancem aqueles que querem modificar a Bíblia, abrindo-lhes os olhos para que vejam de Gênesis à Apocalipse  o Senhor Jesus Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida.

 Que assim seja

Orlando Arraz Maz©