Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

domingo, 23 de agosto de 2020

OS PÉS DE CRISTO, O MELHOR LUGAR

 

De imediato, uma mulher que tinha

ouvido falar dele veio e caiu a seus pés.

(Marcos 7:25-30)

  

A história desta mulher é repleta de instruções para todos os que se acercam da Palavra de Deus. Nos ensina como devemos através da oração expor nossas dificuldades e implorar o socorro de Jesus. Primeiramente ela tem um grande problema, sem capacidade para resolvê-lo. Por mais que tentasse, suas forças eram inúteis pois estava diante de um poder maligno que subjugava sua filha. Então, ela aproveita a visita de Jesus à cidade onde morava, e vai ao seu encontro.

A fama de Jesus já se espalhara por todos os lugares, ultrapassando os limites de Israel, e então chega às cidades de Tiro e Sidom. Sem dúvida, Jesus pela sua onisciência, sabia que a mulher viria pedir-lhe ajuda. Um dia ele entrou, também, na cidade de Samaria, e levou uma mulher a recebê-lo como Senhor de sua vida. Jesus conhece o coração de todos e suas necessidades não estão alheias ao seu alcance.

Devemos notar primeiramente que a mulher se aproximou de Jesus com humildade, caindo aos seus pés e o adorando. Quantas vezes procuramos a Jesus com nossos problemas de forma errada, pois nos esquecemos de prestar-lhe nossa adoração, que é o reconhecimento dele como nosso Senhor e Salvador, e agradecer-lhe pelo recebimento de todas as suas bênçãos. Depois, sim, apresentar-lhe nossa petição. Foi o que a mulher fez.

A resposta de Jesus à mulher nos surpreende. De fato, “ele veio para as ovelhas perdidas da casa de Israel”, e seu propósito era alimentar seu povo em primeiro lugar, e conclui dizendo: “Não é certo tirar comida das crianças e jogá-la aos cachorrinhos”. Ela, então, persiste em seu clamor, não abandona a Jesus, não volta aborrecida para sua casa, mas dá uma resposta aprovada por Jesus, demonstrando uma profunda humildade: “No entanto, até os cachorros, debaixo da mesa comem as migalhas dos pratos dos filhos”, ao que Jesus respondeu: “Mulher, sua fé é grande”. “Seu pedido será atendido.” E, no mesmo instante, a filha dela foi curada”.

Sem dúvida, todos temos problemas das mais diversas causas, e muitas vezes perdemos a paz tentando buscar soluções das quais Deus não se agrada, ora nos livros de autoajuda, ou em religiões com suas crendices, e, por fim, agravam-se os problemas. A mulher cananeia face ao estado lamentável de sua filha foi à procura de Jesus, assim que chegou à sua cidade, e lá do fundo do seu coração clamou: “Senhor, ajuda-me”. Uma pequena oração, mas revestida de humildade e fé.

Que os pés de Cristo seja o lugar escolhido para depositar o nosso clamor: “Senhor, ajuda-me”. Assim, um dia fez o rei Davi: “Em minha angústia clamei ao Senhor, e ele respondeu a minha oração” (Salmo 120:1). Estava aflito, orou e veio o livramento.

Que assim seja.

Orlando Arraz Maz©