Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

sábado, 19 de fevereiro de 2011

GUIAR-TE-EI COM OS MEUS OLHOS

Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos”
Salmo 32:8 “

Como o olhar exerce grande influência em diversos aspectos da nossa vida. Na infância, pelo menos na minha, o olhar de minha mãe comandava todas as situações: nas visitas, em casas de amigos, seu olhar controlava meu apetite, e nas reuniões da igreja seu olhar me mantinha calado. Qualquer descuido o beliscão entrava em ação.

E na juventude, quando o coração começava a ditar suas regras, o olhar apaixonado era a senha ideal. Que fascínio tem os olhos!

O Salmista nos apresenta alguém com desejo de nos instruir e ensinar o caminho. E isto Ele faz com os olhos.

Pelo fato de não conhecermos o caminho, Ele se apresenta como o instrutor por excelência. Não um guia turístico como aqueles que trabalham em grupos de excursões, que conhecem todos os pontos turísticos. Não. O conhecimento de Deus vai muito além da nossa capacidade, pois Ele conhece o melhor caminho e não os atalhos, conhece as armadilhas e as trilhas tortuosas. Caminhos que não conhecemos, que facilmente nos levariam para longe Dele, e que nos trariam decepções e lágrimas.

Ele quer nos instruir e guiar com os olhos.

Mas como isto acontece? Será possível?

Primeiramente devo estabelecer uma regra: para eu ser conduzido preciso olhar nos Seus olhos. Devo colocar neles toda a minha atenção, pois aí está a razão do meu sucesso. É olhando pela fé para os olhos de Deus que vou andando pelo caminho melhor, sem quedas ou derrotas, tristezas ou decepções. Qualquer distração será fatal.

Há outro Salmo, (123:2), onde o salmista apresenta o olhar do servo concentrado nas mãos do seu senhor. Ele espera o melhor, a mais rica bênção.

Como preciso, mais do que nunca, nestes tempos difíceis, concentrar-me nos olhos do meu Deus.

Meditando em Sua Palavra vejo os seus olhos, ora me corrigindo, ora me trazendo ao reto caminho, e sempre desejoso de levar-me com segurança obtendo plena vitória.

O que tenho feito para ter perdido a direção do seu olhar? Vergonha por ter trilhado o caminho de pecado, medo, remorso, ingratidão?

Hoje é tempo de levantar a cabeça, olhar bem no fundo dos seus olhos e, como criança dependente, segurar sua mão e deixar que Ele me leve pelo melhor caminho.

Que o olhar de Deus fale e dirija o meu coração, como o olhar de Jesus naquela madrugada fria e triste  falou ao coração de Pedro.

Orlando Arraz Maz