Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

sábado, 28 de dezembro de 2019

MEUS PROJETOS PARA 2020 OU OS PROJETOS DE DEUS?




"Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; 
planos de paz, e não de mal, 
para vos dar um futuro e uma esperança".(Jeremias 29:11)


Logo as luzes deste ano serão apagadas, e um novo ano se aproxima totalmente encoberto aos nossos olhos, cujas portas serão abertas aos poucos, impedindo nossa visão total. É Deus com suas mãos na maçaneta e só ele, mais ninguém, que vai abri-las para todos nós.

Talvez muitos projetos ficaram ao longo do caminho, e não conseguimos realizá-los, e chegamos ao final do ano totalmente frustrados. Pode ter sido uma corrida todos os dias, um curso bastante sugestivo, uma leitura bíblica diária, e assim, uma lista imensa poderíamos fazer, onde quase nada concluímos.

Deus, também, tem projetos para todos nós, e jamais deixou de executá-los. O profeta Jeremias recebeu de Deus uma profecia ao povo de Israel, para o final dos anos de cativeiro, demonstrando seu cuidado que se aplica a todos nós. Havia planos excelentes para eles, e os mesmos são concedidos a cada um de nós.

Os projetos de Deus não ficam pelo caminho ou são esquecidos, pois ele é fiel em executá-los. Estaríamos perdidos se Deus agisse como nós.

Quais são seus projetos? Notem o que Ele mesmo diz:  ”Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança”.(Jer. 29:11)

São planos de paz. Não a paz que tanto falam os governantes, que mal começa e logo acaba, ou que fica somente nas intenções. A paz de Deus é possível porque Ele enviou seu filho, o Príncipe da paz, que caminhou entre nós e declarou: “ Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se turbem os seus corações, nem tenham medo” (João 14:27).

Planos onde o mal não existe, pois Deus nos ama. E seu amado filho é a prova do seu amor para com todos, pois por amor morreu na cruz e apagou todos os nossos pecados.

Planos que nos garantem um futuro. Jesus prometeu preparar moradas no céu, e um dia buscar aqueles que o confessaram e creram nele como Senhor e Salvador. E esse projeto será cumprido, pois Ele é fiel.

Planos que nos transmitem esperança. Nada de tristeza, de desânimo, pois nossa fé está depositada num Deus de esperança. O apóstolo Paulo ao escrever sua carta aos cristãos romanos, assim se expressa: “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo” (Rom. 15:13)

Então, temos ou não temos razões para enfrentar o novo ano, confiando nesse Deus que tem planos perfeitos para todos os que o amam?  Nossos planos e projetos são fadados ao abandono e esquecimento, mas os planos de Deus são perfeitos e visam o nosso bem estar.

Que tal buscarmos agora mesmo a face de Deus, pois é ele quem nos aconselha: “Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei” (Jer. 29:12). E ainda nos garante: “Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração”(Jer. 29:13)

Só assim nosso ano novo será abençoado e feliz.

Que assim seja

Orlando Arraz Maz©