Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

sexta-feira, 25 de março de 2011

CLAMOR DE UM NECESSITADO



“Porque ele acode ao necessitado que clama, e também ao aflito e ao desvalido; ele tem piedade do fraco e do necessitado, e salva a alma dos indigentes; redime a sua alma da opressão e da violência, e precioso lhe é o sangue deles” (Salmo 72: 12 a 14)

Este salmo, de acordo com seu cabeçalho, é atribuído ao rei Salomão.


Entretanto, ao lermos o versículo 20, descobrimos que se trata de uma oração do rei Davi.


É bem provável que foi composto antes da entronização de Salomão como rei. Davi já estava bem velho, e por orientação divina sabia que seu filho seria o seu herdeiro no trono. Portanto, é um salmo profético.


Para os judeus daqueles tempos e para os judeus contemporâneos que ainda aguardam o Messias, o salmo fala das belezas de um reinado de justiça e paz como o reinado de Salomão.


Mas para os cristãos, aqueles que já confessam a Jesus como Salvador, este salmo se aplica à pessoa de Cristo, o Messias, aquele que já veio, voltará e reina em nossos corações.


Salomão é uma ilustração da pessoa de Cristo, que acudiu ao necessitado, ao aflito e ao desvalido.


Quer retrato melhor para nossas vidas?


Eu e você éramos necessitados (precisávamos de salvação), éramos aflitos (vivíamos na incerteza da vida eterna e sem paz), e éramos desvalidos - sem valor, desamparados e miseráveis (e o sangue de Cristo nos valorizou, amparou-nos e tornou-nos abençoados).


É maravilhoso saber que temos um Salvador com estas características, que nos deu vida quando estávamos mortos em delitos e em pecados. Que redimiu a nossa alma da opressão e da violência que Satanas exercia sobre nós.


Nossa vida hoje é preciosa para Cristo, pois Ele nos comprou e nos transformou.


Que este salmo fale ao nosso coração de maneira eficaz, relembrando-nos as belezas de Cristo e nos mostrando como será o seu reino.


Um reino de justiça e de paz habitado por aqueles que clamaram e foram ouvidos e socorridos por Ele.

(De meditações diárias nos Salmos -19/01/2002)
Orlando Arraz Maz