Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

A CASA DA MOEDA DE DEUS






“... Nós realmente não sabemos quem colocou nosso dinheiro nas sacas de trigo!”  
Contudo, o servo administrador simplesmente lhes assegurou: “Ficai em paz, e não tenhais medo!
Foi o vosso Deus e o Deus de vosso pai quem vos colocou um tesouro nas sacas de cereal,
pois recebi em minhas mãos toda a prata que pagastes”. (Gên.43:22,23)

Há várias histórias comoventes registradas na Bíblia, que por certo nos levam às lágrimas. Esta é uma delas que tão profundamente fala aos corações. José do Egito, como é conhecido, revela um jovem compromissado com Deus, que marcou seu caminho, e que o levou a ser uma bênção para sua família e para a nação do Egito.

Em cada passo vemos o poder de Deus agindo. No começo, em meio a tanto sofrimento, parece que Deus se esqueceu do jovem, que o abandonou no cárcere vítima de calúnia, amargando uma longa prisão. Entretanto, Deus vai iluminando sua vida, como os primeiros raios de sol numa manhã fria, e que logo aquece tudo e todos.

Entre as múltiplas manifestações divinas, há uma que muitas vezes nos escapam. Quando seus irmãos voltavam para sua terra, ao abrirem os sacos de cereais, se depararam com o valor pago por eles. Era exatamente o mesmo valor restituído sem que soubessem. Ao voltarem com Benjamin, além do dinheiro necessário para a nova aquisição de cereais, levaram o dinheiro encontrado para ser devolvido. E temerosos, contaram ao administrador de José, mas este apresenta a seguinte informação: “Ficai em paz, e não tenhais medo! Foi o vosso Deus e o Deus de vosso pai quem vos colocou um tesouro nas sacas de cereal, pois recebi em minhas mãos toda a prata que pagastes”. Notaram que milagre esplêndido? O valor do cereal foi recebido pelo administrador, que afirmou ser Deus quem colocou o dinheiro em cada saco – um tesouro -. Deus sempre está nos surpreendendo com seus milagres.

Noutra ocasião, milhares de anos após, novamente Deus abriu sua “Casa da Moeda”, e mandou que Pedro apanhasse um peixe e tirasse de sua boca uma moeda para pagar o tributo do templo: Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-lho por mim e por ti.”(Mat.17:27). Outro milagre maravilhoso – a certeza de encontrar o peixe com um moeda dentro de sua boca -!

A história de José do Egito, nos aponta cores fortes para o Senhor Jesus, e nos deve levar a entender todos os seus detalhes, pois assim como José, Jesus foi maltratado, odiado, rejeitado, mas depois foi exaltado e recebido na glória. Ele quer que façamos a melhor descoberta, encontrando dentro do nosso coração um tesouro precioso, que é a sua Palavra, que nos garante vida eterna.

Que o milagre da salvação surpreenda a todos, e que jamais seja despercebido, mas   abraçado e recebido com a maior alegria.

Que assim seja

Orlando Arraz Maz©