Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MEDITAÇÕES NO LIVRO DE RUTE

             INTRODUÇÃO (I)

Com esta publicação daremos início a uma série de estudos extraídos do Livro de Rute.Os leitores deste blog podem emitir suas opiniões, que por certo serão benvindas.
Pensamos publicar tais estudos todas as quartas-feiras.
**************************************

Há apenas dois livros com nome de mulher na Bíblia - Rute e Ester. Em Rute conhecemos a estrangeira que se casou com um judeu e em Ester a judia que se casou com um estrangeiro.

O livro de Rute vem logo após o livro dos Juízes, onde, a partir do Cap. 17 até o fim,passamos a conhecer um clima bastante conturbado : rebelião e idolatria (17,18), imoralidade (19), guerra civil (20 e 21), terminando com uma nota bem triste:" ...porem cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos..."

Assim, quando tudo parecia estar perdido,um verdadeiro caos, Deus entra em cena e nos apre¬senta um quadro maravilhoso, desenrolado na vi¬da de Rute e de sua sogra Noemi, com vistas a abençoar, salvar e dar um descanso merecido.

O Livro de Rute tem o seu inicio relatando várias mortes - uma cena de tristeza -, mas o seu fim é repleto de alegria - um casamento e em seguida um nascimento '. Não mais a morte,mas a vida, não mais a tristeza, mas a alegria. Poderíamos fazer uma comparação com o livro de Gênesis - inicia com morte, tristeza e expulsão, quando em Apocalipse um ambiente feliz, de ale¬gria, com o homem restaurado novamente e gozando as delícias da Arvore da Vida.

O Livro de Rute é uma verdadeira jóia literária. Certa vez, por volta do século XVIII, um famoso escritor por nome de Dr. Samuel Johnson, numa reunião com outros escritores famosos, leu o Livro de Rute. Ao findar a leitura foi aplaudido, supondo seus amigos que se tratava de um escrito de sua autoria. Mas qual não foi a surpresa daqueles homens, ao descobrirem que se tratava de um livro da Bíblia - o livro que eles
tanto desprezavam.

A autoria do livro ê desconhecida. Ha muitos que admitem ser o profeta Samuel seu escritor, entretanto, nenhuma base existe para tal afirmação. Contente-mo-nos com o rico e precioso conteúdo do livro de Rute.

Seu propósito é traçar uma linha genealógica entre Davi e o Senhor Jesus Cristo. Portanto, nas veias de Jesus corria o sangue de Rute. Também descobrimos um tipo do Senhor Jesus em Boaz, o remidor, e em Rute a figura dos gentios alcançados por maravilhosa graça. Rute faz-nos lembrar de que também éramos estrangeiros e fomos recebidos na Igreja pela graça do Senhor Jesus, éramos pobres, viemos de longe e pelo Seu sangue chega¬mos perto e fomos enriquecidos !

O tema central do livro ê o descanso através da remissão e união. Rute não encontrou descanso em Moabe, sobretudo quando de sua viuvez. Encon¬trou-o mais tarde em Belém - terra do pão - quando foi remida por Boaz e unida a ele.

Como salvos, gozamos descanso em Cristo, pois por Ele fomos alcançados. Não importa quem somos, de onde viemos, o que fazíamos, nem raça, cultuara, riqueza, ou pátria. Assim como foi com Rute; "Mas vós sois geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz. Vós, que em ou¬tro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia".(1Pedro 2-9,10)

Longe de Cristo nosso descanso é impossível. Somente aconchegados nele e cobertos por Ele, encontramos descanso seguro e verdadeiro.

Por último, apresentamos uma divisão que poderá nos ajudar no estudo deste precioso livro: 1)O descanso deixado (1: 1 a 5); 2) O descanso desejado (1: 6 a 22); 3) O descanso procurado (2 e 3); 4) O descanso alcançado (4).

Orlando Arraz Maz