Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

sábado, 14 de março de 2020

ONDE ESTÁ CONSTRUÍDA SUA VIDA?



"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica
é como um homem prudente que
construiu a sua casa sobre a rocha. (Mateus 7:24-27)

Ultimamente temos visto inúmeras quedas de casas, famílias inteiras desalojadas, muitas mortes e feridos, resultando num quadro bastante triste e desolador. De uma hora para outra tudo que era de aparência firme, tornou-se um montão de lama e restos de construções espalhados por todos os lados.

Jesus nos deixou uma preciosa parábola que vem à nossa mente, e suas lições tornam-se mais reais, quando vivenciamos tragédias bem perto de todos nós.

Para melhor elucidá-la apresenta dois homens – um homem prudente e o outro, insensato. O primeiro cercou-se de todas as garantias e cuidados na construção de sua futura casa: um terreno bem preparado com a colocação de pedras, um alicerce profundo, e sobre ele as paredes bem largas. Talvez tenha levado bastante tempo para iniciar a edificação, ajuntar um bom dinheiro, e, com cautela, iniciar seu empreendimento. 

O outro homem, chamado por Jesus de insensato, em tempo recorde construiu sua casa sem os cuidados que deveria ter, assim como seu vizinho. A construção do prudente passou pelo teste durante uma forte tempestade, com fortes vendavais e águas volumosas. Estava seguro, e dentro de casa nada o perturbava. E Jesus afirma:  “ e ela não caiu porque tinha seus alicerces na rocha”.  Já a casa do insensato, assim que começou a tempestade veio abaixo, e Jesus conclui: “Grande foi a sua queda”.

Podemos aplicar o ensino de Jesus às vidas das pessoas, onde muitas agem com sabedoria e prudência, e outras de forma insensata, desfrutando os prazeres da vida sem qualquer preocupação na construção espiritual. Notem que o homem prudente construiu sua casa sobre a rocha. E Jesus é a Rocha segura e profunda para iniciar a sólida construção de uma vida. E toda pessoa firmada  na Rocha que é Cristo, os vendavais das provações e as fortes tempestades virão sem trazer quaisquer danos. O apóstolo Paulo, escrevendo aos cristãos de Corinto faz menção da travessia do povo de Israel no deserto, e esclarece: “e beberam da mesma bebida espiritual, pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava e essa rocha era Cristo” (I Cor. 10:4). É somente Jesus a nossa rocha. Não são os lideres religiosos, tampouco as religiões.

Quanta tristeza tem causado as quedas de casas com enormes prejuízos , muitas vezes resolvidos    pela cooperação dos poderes públicos ou com a ajuda de amigos e entidades particulares. Mas o desabamento de vidas que se descuidaram na construção sobre a rocha que é Jesus pode ter consequências com prejuízos para toda a eternidade. 

Ainda é possível iniciar sua vida espiritual sobre a Rocha. Agora mesmo lendo esta meditação e reconhecendo que o terreno onde você se encontra   é terra movediça, busque a direção de Jesus, confesse-o como seu Senhor e Salvador, e sua vida estará segura e firme por toda a eternidade.Onde? Na Rocha que é Jesus Cristo.

Que assim seja.

Orlando Arraz Maz©


Nenhum comentário: