Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

domingo, 30 de maio de 2021

MÃOS QUE ALCANÇAM O FUNDO DO POÇO

 

Disse a mulher: "O senhor não tem com que tirar a água,
e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? (João 4:11)

 

Creio ser este diálogo de Jesus um dos mais extensos. Não mais no meio da multidão, mas só, assentado à beira de um famoso poço – o poço de Jacó. A história tão notável foi registrada pelo evangelista João, e tem trazido preciosa instrução e salvação através dos anos.

Entretanto, o que desejo frisar nesta meditação é a preocupação da mulher em receber de Jesus a água viva. Daí sua pergunta: “O senhor não tem com que tirar a água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva?”. De fato, tinha razão em assim pensar, pois até então o estranho viajante nada possuía para tirar água e ainda mais de um poço profundo. Diante de seus olhos uma incapacidade total.

Quantas vezes somos levados a raciocinar do mesmo jeito diante de situações difíceis, quando à nossa volta tudo aponta para impossibilidades. Queremos descobrir os meios mais fáceis e poupar nossos esforços.

No campo espiritual se dá o mesmo. O ser humano tornou-se inimigo de Deus quando o pecado entrou no mundo. Daí, ao nascer em pecado, este vai tomando conta de sua vida trazendo um gosto bem amargo. Assim, as crises chegam e o infortúnio bate à porta, surgindo doenças, tristezas e mortes, verdadeiras consequências. Tudo se transforma num poço profundo, inacessível, e as pessoas se desesperam porque não podem chegar até sua profundidade.

Foi o que sucedeu com a mulher samaritana, que disse ao Senhor Jesus que ele não possuía meios para tirar a água do poço porque era fundo. Viu algo impossível naquele homem, pois além do mais era menor do que o pai Jacó.

Jesus, entretanto, é Deus que se fez carne, nas palavras do apóstolo João: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”. (João 1:14). E nas palavras do profeta Jeremias, “Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim?” (Jer. 32:27).

Portanto, Jesus tem poder para tirar nosso pecado e alcançar a profundidade do poço. A mulher descobriu em tempo que Jesus era maior do que Jacó. Era o Messias tão aguardado pelo seu povo. Creu em Jesus e todo o seu pecado foi removido – tirado do fundo do poço. E com alegria foi contar aos seus amigos a grande descoberta: “Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo”? (João 4:29)

Os anos se passaram desde aquele dia memorável na vida da samaritana, e o poder de Jesus continua o mesmo alcançando vidas mergulhadas no fundo do poço. As mãos que foram pregadas na cruz alcançam a profundidade do nosso pecado, e o apaga de uma vez trazendo a paz ao coração.

Que o poder de Cristo se manifeste na vida de muitos, ajoelhando aos seus pés, crendo como a mulher e dizendo como seus amigos: “Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabermos que este é verdadeiramente o Salvador”. (João 4:41,42)

Que assim seja.

Orlando Arraz Maz©

Nenhum comentário: