Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

CRENDICES - DE QUE VALEM?




Crendices existem às centenas para que as pessoas sejam bem sucedidas no novo ano. Comer lentilhas, chupar sete sementes da romã na passagem do ano, guardá-las num pacotinho na carteira para ter dinheiro o ano todo,
e tantas outras que enumerá-las aqui  transformariam  este artigo longo e enfadonho.
                        
Entretanto, todas visam o bem estar pessoal como finanças, saúde, relacionamentos, sucesso profissional, como se a vida se resumisse somente nestes aspectos. Andam na contramão dos ensinos de Jesus:

“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida?” (Ev. de Marcos 8:36)

Nenhuma das crendices dá lugar às coisas espirituais: andar de conformidade com Deus, como a milhares de anos andou Enoque. Ou buscar o reino de Deus em primeiro alugar como ensinou Jesus, deixando claro aos seus discípulos que as demais coisas viriam depois e seriam acrescentadas às suas vidas. O problema é o egoísmo do ser humano, sua visão opaca para descobertas que fazem bem à alma, mas que são efêmeras e passageiras como é a vida. Novamente Jesus transmite sua majestosa lição:  

“Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui” (Ev. Lucas l2:15).

Portanto, a melhor entrada para o Ano Novo é buscar em Cristo, através de sua Palavra, respostas para nossas necessidades, aconselhamento para nossas vidas, e direção para os nossos passos. E as demais coisas virão certamente, pois Jesus nos deixa claro que valemos muito mais do que as aves:

“Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?”.  e que se Ele as alimenta e veste, muito mais fará com cada um de nós. (Ev. Mateus 6:26)


Que o ano seja abençoado e pleno de sucesso com Jesus, o que jamais será através de crendices.

Que assim seja


Orlando Arraz Maz

Nenhum comentário: